
Vitória da Conquista ocupa a primeira posição no ranking do IPS Brasil / Foto: Mateus Pereira/GovBa / Arquivo
Ranking revela quais são os municípios com melhor qualidade de vida na Bahia
Ranking realizado pelo Índice de Progresso Social - Brasil (IPS Brasil) revela o desempenho dos 417 municípios da Bahia segundo indicadores socioambientais. No IPS Brasil - 2024, o campeão do estado foi o município de Vitória da Conquista, localizado no interior, com 64,03 pontos (índice 0-100), seguido pela capital baiana, Salvador, e São Francisco do Conde, com 63,80 e 63,54 pontos respectivamente. No outro extremo, o município com o pior resultado é Camamu, que fica no litoral sul, com nota de apenas 44,91, seguido por Sátiro Dias e Pilão Arcado. Essas são algumas das principais classificações da primeira edição do IPS Brasil, na Bahia.
O novo índice avaliou de forma minuciosa todos os municípios do estado, identificando em quais áreas cada um se destaca e onde há necessidade de melhorias. Trata-se de uma ferramenta de gestão territorial baseada em dados públicos, que identifica e apresenta, em uma mesma escala se as pessoas tem o que precisam para prosperar, desde necessidades básicas como abrigo, alimentação e segurança, até se possuem acesso à informação e à comunicação, e se são tratadas igualmente, independentemente de gênero, raça ou orientação.
Embora Vitória da Conquista tenha conquistado a melhor nota na média geral dos indicadores na Bahia, é possível fazer outros apontamentos individualizados e comparações. Sobre o acesso ao conhecimento básico, por exemplo, o município de Jacaraci apresenta o melhor resultado do estado com 78,37 pontos e está mais de trinta posições abaixo de Vitória da Conquista no ranking geral do estado, que pontuou 66,58 no mesmo critério. Já em qualidade do meio ambiente, Madre de Deus, que ocupa a oitava posição em melhor qualidade de vida na Bahia, fez a pontuação mais alta e saiu quase dez pontos à frente de Vitória da Conquista, com 76,21 e 66,77 respectivamente.
No site do IPS Brasil, é possível analisar o perfil detalhado dos municípios um por um.
Os dez melhores municípios da Bahia:
Vitória da Conquista - 64,03
Salvador - 63,80
São Francisco do Conde - 63,54
Barreiras - 63,31
Abaíra - 63,26
Brumado - 62,94
Madre de Deus - 62,47
Igaporã - 62,10
Jaguarari - 61,95
Licínio de Almeida - 61,74
Confira o ranking completo dos municípios da Bahia, clique aqui
O que é o IPS?
O IPS Brasil é a primeira aplicação em todo território brasileiro da metodologia internacional Social Progress Imperative. Desde 2014, o Social Progress Imperative coordena e divulga o IPS Global, que analisa o desempenho dos países em termos de progresso social. O cálculo desse índice internacional, na versão de 2024, é obtido a partir de 57 indicadores provenientes de pesquisas globais conduzidas por instituições como Health Metrics and Evaluation, UN Departament of Economics and Social Affairs, Gallup Poll. O IPS Global oferece dados para 170 países, oferecendo insights cruciais sobre o progresso social em escala internacional.
O IPS Brasil é um dos índices mais completos da realidade socioambiental de todos os 5.570 municípios do país, considerando Brasília (DF) e o distrito de Fernando de Noronha (PE). O índice proporciona um panorama multidimensional e acessível sobre a performance de municípios e estados em atender às necessidades básicas de seus cidadãos. Ele é uma ferramenta de gestão territorial baseada em dados públicos, que identifica e apresenta, em uma mesma escala, se as pessoas têm o que precisam para prosperar, desde necessidades básicas como abrigo, alimentação e segurança, até se possuem acesso à informação e comunicação, e se são tratadas igualmente, independentemente de gênero, raça ou orientação.
Esta é a primeira edição
do IPS Brasil. A partir de 2024, o IPS Brasil será atualizado anualmente para
que seja possível comparar o desempenho socioambiental dos municípios ao longo
do tempo.
O
que o IPS avalia?
Para traçar um quadro completo da qualidade de vida dos municípios, o IPS avalia um conjunto de indicadores agrupados em três grandes dimensões. A estrutura do IPS possui três dimensões (Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades) e 12 componentes, que respondem a perguntas orientadoras específicas, e contam com três a seis indicadores cada.
Cada indicador passa por um processo rigoroso na modelagem estatística, desde a normalização, para que os dados sejam comparáveis, a validação da qualidade estatística do dado, definição de valores máximos e mínimos, e definição de pesos para cada indicador dentro dos componentes. O índice varia de zero (pior) a 100 (melhor) e corresponde à média simples dos índices de progresso social das três dimensões. A nota de cada dimensão, por sua vez, é a média simples dos resultados de cada componente que a compõe. E, por fim, os resultados dos componentes são gerados a partir de pesos obtidos entre os indicadores por meio da Análise de Componentes Principais (ACP).
Para calcular o IPS Brasil 2024, foram utilizados um total de 53 indicadores públicos de fontes oficiais e de institutos de pesquisa, com fontes como DataSUS, Instituto de Estudos para Políticas de Saúde, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel, CadÚnico, Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, entre outras.
Por Gustavo Nascimento