
Carlos Corrêa, diretor geral da APAS em Coletiva de imprensa - APAS SHOW 2024
APAS SHOW 2024 revela hábito de consumo nos supermercados
A Associação
Paulista de Supermercados (APAS), em parceria com as empresas de
pesquisa Scanntech e Shopper Experience, divulgou nesta terça-feira, dia
14, os resultados do estudo "Comportamento do
Consumidor”. A apresentação compôs a programação da APAS SHOW 2024, maior
evento do setor de alimentos e bebidas das Américas, e a maior feira
supermercadista do mundo, que ocorre de 13 a 16 de maio de 2024, no Expo
Center Norte, em São Paulo.
“O estudo foi realizado por meio de metodologia quantitativa e com uma amostra representativa de 1.047 pessoas em todo o Brasil. É um conteúdo que destaca mudanças significativas nas preferências e hábitos de compra dos consumidores. Com idades variando entre 18 e acima de 55 anos, a pesquisa abrangeu diversas faixas etárias e classes sociais”, explica Carlos Corrêa, diretor geral da APAS.
Um dos pontos altos da pesquisa destaca uma crescente preocupação do consumidor com hábitos alimentares saudáveis, com 57% dos entrevistados procurando manter uma boa alimentação em suas refeições, um crescimento de 4% em comparação com 2023. “Percebemos que os produtos saudáveis cresceram de forma acelerada em todas as cestas com os perecíveis em alta e bebidas com o maior crescimento”, destaca Felipe Queiroz, economista da APAS.
Uma análise das vendas de alimentos saudáveis mostrou um crescimento significativo em categorias como frutas (44%), legumes (18%), verduras (26%), água de coco (26%), entre outros. “À medida que o setor de supermercados se adapta às novas realidades do mercado, o estudo destaca a importância de compreender e antecipar as mudanças nas preferências e comportamentos do consumidor. Questões como a valorização da experiência na loja física, a diversificação das escolhas de produtos e o aumento do interesse em alimentos saudáveis apresentam desafios e oportunidades para os varejistas”, aponta Queiroz.
Comportamento online
O estudo
examinou o crescente interesse dos consumidores nas compras online de
supermercado. Do total de entrevistados, 66% relataram que efetuam
compras online, porém, a pesquisa mostrou que há mudanças nas motivações
dos clientes. A conveniência
e a facilidade de encontrar preços competitivos emergiram como
principais motivadores nesse segmento, refletindo uma mudança na
mentalidade do consumidor em relação à conveniência e eficiência.
Comportamento de compra para o domicílio
Em relação
aos tipos de compras realizadas para o domicílio, os dados mostram uma
preferência contínua por compras mensais, com 81% dos entrevistados
relatando essa prática em 2024. No entanto, houve uma leve queda nas
compras de reposição (70%
em 2024, contra 73% em 2023) e emergência (36% em 2024, contra 38% em
2023) em comparação com o ano anterior.
A pesquisa
também destacou a crescente tendência do brasileiro em visitar múltiplos
estabelecimentos para as compras de supermercado. Cerca de 7 em cada 10
consumidores afirmaram frequentar mais de uma loja, com diferentes
formatos como atacarejo e
vizinhança ganhando popularidade. Essa tendência é especialmente
pronunciada entre os consumidores da Classe A, onde 83% relataram
explorar diferentes opções de estabelecimentos.
Quando questionados: “O que faz você concentrar suas compras em uma única loja?”, 34% dos entrevistados apontaram o “preço baixo” como fator principal, seguido por: “praticidade/comodidade (conveniência)”, com 18%; “tem tudo que necessita (conveniência)”, com 15%; “localização (conveniência)”, com 14%; “promoções e ofertas” (10%); “confiança na loja” (10%); “variedade de produtos” (7%); “otimização de tempo (conveniência)”, com 7%; “agilidade no atendimento e entrega (6%); “qualidade dos produtos” (5%); “bom atendimento” (4%); e melhor custo-benefício (3%). “Ou seja, aspectos associados à conveniência representam mais de 50% das menções. Isso é um dado muito importante para que as empresas fidelizem seus clientes”, complementa Corrêa.
Gastos por classe social
Uma análise
detalhada por classe social revelou insights sobre os gastos médios em
compras de supermercado. Entre 2023 e 2024, o consumo médio nos
supermercados diminuíram ligeiramente entre todas as classes sociais:
Classe A (R$ 2.741,87 em 2024,
contra R$ 2.909,62 em 2023), Classe B (R$ 1.097,08 em 2024, contra R$
1.192,12 em 2023) e C (R$ 686,44 em 2024, contra R$ 767,26 em 2023).
Dados do setor
Com um
faturamento que representa 30% do total nacional e uma participação de
9,3% no PIB do estado, São Paulo continua a se consolidar como o
principal representante do setor supermercadista do país. Além disso, o
faturamento do setor
supermercadista paulista atingiu R$ 300 bilhões em 2023, mostrando um
crescimento constante nos últimos anos.
Em 2023, o setor supermercadista experimentou um ano de crescimento, impulsionado pela presença predominante de pequenos estabelecimentos, que representam 61% do total. Com mais de 23 mil lojas espalhadas pelo estado, a maioria delas de micro e pequeno porte, o setor continua a desempenhar um papel vital na economia paulista.
O estudo também mostra que o setor supermercadista é um importante gerador de empregos, com mais de 669 mil pessoas empregadas diretamente em 2023. Além disso, o perfil diversificado da força de trabalho reflete a inclusão de pessoas de todas as idades, gêneros e habilidades, com 27,9% dos colaboradores com idade até 24 anos e uma significativa participação de pessoas com deficiência (PCD), representando diversas categorias.
Quando: de 13 a 16 de maio de 2024
Horários: de 13 a 15/05, das 12h às 20h; 16/05, das 12h às 18h;
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme. São Paulo, SP
Sobre a APAS
Com 50 anos
de tradição, a Associação Paulista de Supermercados representa o
essencial setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar
toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade, que possui 3
distritais na cidade de
São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo estado,
conta hoje com 1.500 supermercados associados que somam 4.315 lojas.? ?
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Fonte: Approach Comunicação