
Foto: Divulgação
Covid: Prefeito de Feira vai baixar decreto que obriga escolas a informar ao Conselho Tutelar sobre crianças não vacinadas
O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), anunciou que vai baixar um decreto, ainda nesta terça-feira (18), que obriga as escolas municipais a informar o Conselho Tutelar sobre crianças não vacinadas contra a Covid-19. A afirmação foi feita durante coletiva para apresentar os dados do primeiro dia de vacinação infantil da cidade. O município aplicou 529 doses pediátricas para o público infantil de cinco a 11 anos.
"O decreto vai verificar as crianças que não foram vacinadas. As escolas terão obrigação de informar o Conselho Tutelar, para que [o órgão] procure as famílias e verifique o que pode ter acontecido para a criança não tomar a vacinação. Mas, independente, as crianças terão acesso às escolas. O que queremos é que elas se vacinem", declarou Colbert.
Segundo o prefeito, um planejamento para que haja vacinação direto nas escolas está sendo feito. "Queremos a vacinação nas escolas, onde tem crianças nessa faixa etária [cinco a 11 anos]. Antecipadamente vamos avisar aos familiares para fazer a vacinação no local da escola, que é mais prático das crianças chegarem", completou. A proposta deve entrar em ação a partir da próxima semana.
Em Feira de Santana, 529 crianças receberam a 1ª dose pediátrica da vacina da Pfizer, nesta segunda-feira (17). Destas, 47 foram de crianças com comorbidades. A Secretaria Municipal de Saúde não registrou nenhum caso de efeitos colaterais. A vacinação infantil no município segue nesta terça-feira (18), para crianças sem comorbidades de 11 e 10 anos e para o público com comorbidades de cinco a 11 anos.
Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Feira de Santana recebeu 3.200 doses pediátricas no primeiro lote. O público estimado da faixa etária infantil para a vacinação contra a Covid-19 é de cerca de 56 mil crianças, baseado em dados do IBGE.
Vacinação de adultos
Em Feira de Santana, 96% do público-alvo já foi vacinado com a primeira dose; 72,7% com a segunda e 13,1% com a terceira, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. O prefeito Colbert Martins ainda fez um apelo para que todos busquem a imunização contra a Covid-19. "Hoje temos vacina suficiente para todos, não há falta de vacinas para ninguém. Por isso é importante que todos se vacinem. Vacina não vai faltar", concluiu.
Fonte: Portal M!