É preciso ficar atento ao nível do líquido de arrefecimento (Divulgação/ Blog Bardahl)
Promax Bardahl lança e-book com 20 dicas práticas para motorista economizar combustível
Por Doro Jr. / Gustavo Coelho e Rafael De Marco
Economizar combustível sempre foi importante em qualquer época e em
qualquer lugar, especialmente no Brasil. Agora, em tempos de constantes
altas dos preços nas bombas dos postos, passou a ser uma necessidade.
Somente no ano passado, a elevação ficou na casa dos 45% e 2022 começa
com novo reajuste definido semana passada.
Gastar menos
combustível é, obviamente, bom para o bolso. Vale lembrar também que o
consumo reduzido traz consequências benéficas para a saúde das pessoas e
do planeta.
A situação é simples, menor queima na câmara de
combustão do motor produz menor quantidade de fumaça composta por
substâncias poluentes para ser lançada no ar pelo escapamento.
Ao
contrário do pensamento comum, economizar combustível não é apenas
caçar promoção na hora de abastecer. É tomar atitudes na manutenção do
veículo e na forma de conduzir a fim de fazer a sua parte para viver no
melhor dos dois mundos. Um mundo onde as visitas aos postos são menos
frequentes e o ar estará cada vez mais livre de poluentes.
Para
ajudar você nessa jornada em busca de formas para economizar
combustível, a Promax Bardahl elaborou um e-book. São 20 dicas simples e
práticas para a rotina na condução nas ruas das cidades ou estradas
brasileiras.
Listamos dez dessas orientações que podem ajudar na
redução do consumo. Para conferir as 20 dicas, basta fazer o download
grátis do e-book que integra a campanha “MAIS KM, MAIS ECONOMIA” pelo https://conteudo.bardahl.com.br/economia-combustivel
Confira 10 das 20 dicas do e-book:
1 - TROQUE O ÓLEO DO MOTOR – Negligenciar
os períodos de troca dos lubrificantes não só pode resultar em gastos
extras de combustível como comprometer a vida útil do motor. Sempre
respeite as instruções do manual do proprietário não apenas em relação
aos prazos, mas também ao tipo de óleo recomendado. Ambas as informações
estão no manual do proprietário.
2 - USE TRATAMENTO PARA CÁRTER DE MOTOR – Desenvolvido
para oferecer proteção extra ao motor e melhorar o desempenho do
lubrificante, protege as peças internas do motor por meio da formação de
uma película protetora de ação polar que protege principalmente nas
partidas à frio – momento de maior atrito. Também atua na limpeza e
evita a formação de resíduos decorrentes da queima de
combustível. Produtos de qualidade ao invés de desbalancear,
potencializam os benefícios de uma boa lubrificação. Esses fatores
juntos, geram menor consumo.
3 - SISTEMA DE ARREFECIMENTO – Quando
entra em ação, faz o líquido de arrefecimento (água +
aditivo) percorrer a parte interna do motor, onde, mesmo sem entrar em
contato com os componentes responsáveis pela combustão, se aquece,
justamente para retirar o calor. Quando completa seu percurso e chega ao
radiador, a troca de calor é realizada e o motor trabalha tranquilo
e, trabalhar na temperatura ideal consome menos combustível. A
utilização de produto com etilenoglicol, conforme recomendação da
montadora e na concentração correta, também reduz o custo com manutenção
gerando muito mais economia.
4 - ENCHENDO O TANQUE – Nunca
deixe o frentista encher o tanque até a“boca” . Respeite o limite da
trava. Isso porque combustível em excesso pode inundar o cânister e,
além de comprometer a filtragem de vapores, pode trazer problemas se o
carvão dessa peça se soltar, danificando outros itens do motor.
5 - TROQUE OS FILTROS – Nas
revisões periódicas e trocas de lubrificante, nem pense em economizar e
deixar de trocar os filtros de ar, de óleo e de combustível. Filtro de
ar sujo, por exemplo, reduz a admissão de ar no motor e o faz gastar
mais. Problemas similares ocorrem com os filtros de óleo e combustível. É
o típico barato que sai caro.
6 – AR-CONDICIONADO AUMENTA CONSUMO NA ESTRADA: FAKE NEWS – Em
velocidades altas, manter os vidros abertos compromete a aerodinâmica
do veículo, ou seja, o ar que entra pelas janelas exerce uma força
contrária e atrapalha o avanço do carro. Com os vidros fechados, a
resistência do ar é menor, o carro roda melhor e isso compensa o gasto
de combustível gerado pelo ar-condicionado.
7 - ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO –
Um veículo desalinhado e desbalanceado corre o sério risco de rodar com
mais dificuldade, parecendo estar “amarrado”. Quando os pneus começam a
puxar para um lado e forçar mais, o consumo sobe. Trepidação do volante
ao dirigir é um indício de problema. Fique atento a estes sintomas.
8 - DESLIGUE O CARRO – Evite
ficar parado com o carro ligado. Se perceber que vai demorar um certo
tempo para voltar a “andar”, o ideal é desligar o motor. Esta é a
estratégia dos veículos “Start-Stop”. Portanto, não desative esta
função.
9 - ACERTE A MARCHA – Fique de olho no
conta-giros. Para economizar combustível, o ideal é rodar na cidade com o
motor entre 1.500 e 2.000 rpm. Se o seu carro é manual, troque as
marchas sempre na rotação correta. Os novos veículos possuem uma luz
indicadora no painel que informa o melhor momento para a troca da
marcha.
10 - BANGUELA? NEM PENSAR – Esqueça a
lenda de que “soltar o carro na descida” economiza combustível. Os
carros atuais contam com injeção eletrônica e central de inteligência,
que entende quando o veículo percorre trechos em declive engrenado e
sem aceleração. Desta forma, a relação de marchas mantém o motor em
movimento e o fluxo de combustível é reduzido ou cortado.
Fonte: ZDL Sports